“Foz do Iguaçu poderá ser a Miami do Brasil”, diz Paulo Mac Donald

Candidato afirmou que Foz do Iguaçu poderá se consolidar não apenas como um destino turístico internacional, mas como um centro econômico dinâmico na América do Sul, comparável a Miami

Com uma localização estratégica no Mercosul e um potencial econômico ainda subaproveitado, Foz do Iguaçu pode passar por uma transformação. A cidade, conhecida mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu, já desponta como um importante destino turístico, mas pode ir além. Segundo o candidato à prefeitura pela Coligação Viva Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, Foz tem todas as condições de se tornar “a Miami do Brasil”, desde que a gestão pública saiba aproveitar as oportunidades certas e articular com as lideranças políticas e empresariais de todos os níveis.

Visão de Futuro
A ambição de transformar Foz do Iguaçu em um grande polo de desenvolvimento, comparável à cidade americana de Miami, está embasada em diversos fatores que, segundo Paulo, colocam a cidade em uma posição privilegiada. Localizada na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, Foz já possui uma infraestrutura turística robusta, além de um comércio ativo nas cidades vizinhas de Ciudad del Este e Puerto Iguazú.

Para o candidato, o segredo para essa transformação está na capacidade da gestão pública de promover um diálogo eficaz entre os diferentes setores da economia e de buscar parcerias estratégicas com o setor privado. Em suas reuniões com lideranças do Codefoz, ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e outros, Paulo destaca a necessidade de uma liderança visionária que possa ampliar o potencial da cidade.

Turismo de Compras: Oportunidade de Ouro
Paulo Mac Donald acredita que o turismo de compras, especialmente na região da fronteira com o Paraguai, é uma das grandes oportunidades que a cidade pode explorar. “Milhares de brasileiros viajam até Miami para comprar eletrônicos e outros produtos de alta tecnologia. Temos condições de atrair esse público para a Tríplice Fronteira se soubermos otimizar a infraestrutura e agilizar os processos alfandegários”, afirma. Paulo já conversou com lideranças da Câmara de Comércio de Ciudad del Este que se entusiasmaram com as propostas.

O projeto inclui melhorias no fluxo de trânsito entre os países, evitando as longas filas (de até 1h30min) que desmotivam muitos turistas. Para isso, Paulo sugere parcerias entre a Prefeitura, a Receita Federal e o Ministério da Agricultura, buscando alternativas para agilizar o desembaraço de mercadorias e a entrada de turistas.

Cataratas
As Cataratas do Iguaçu são, sem dúvida, a principal atração da cidade. No entanto, Paulo critica a falta de planejamento em torno da infraestrutura que dá acesso ao local. “A duplicação da Rodovia das Cataratas foi mal planejada, e os constantes bloqueios da via causam transtornos aos turistas”, comenta.

Além disso, ele propõe uma revitalização do corredor turístico da cidade, com investimentos na melhoria das estradas e maior capacitação dos prestadores de serviço. “Temos um parque hoteleiro de primeira linha e restaurantes de alta qualidade, mas precisamos capacitar ainda mais os novos profissionais para garantir que o atendimento ao turista seja excepcional”, acrescenta.

Turismo de Eventos
Foz do Iguaçu já é um destino consolidado para eventos de grande porte, como conferências e encontros internacionais. Mas, segundo Paulo, há espaço para crescimento. O candidato propõe a construção de uma arena multiuso com capacidade para até 15 mil pessoas, voltada para receber grandes eventos esportivos, musicais e religiosos.
“A ideia é posicionar Foz como um centro de referência para eventos de todos os tipos, potencializando ainda mais o turismo de negócios e de eventos”, explica. Ele também propõe uma aproximação com dirigentes de associações e entidades nacionais e internacionais, convidando-os a conhecer a infraestrutura de Foz e avaliar a cidade como destino para seus eventos futuros.

Cidade Bonita
Um dos pontos mais fortes do discurso de Paulo é a necessidade de cuidar do ambiente urbano. Para ele, uma cidade bonita, arborizada e limpa é essencial para atrair turistas e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Ele menciona Curitiba como um exemplo de cidade que soube investir em espaços públicos de lazer, e defende que Foz pode seguir um caminho semelhante, criando áreas de convivência que valorizem tanto a população local quanto os turistas.

Oportunidades à beira dos rios
Com dois rios de grande porte, o Iguaçu e o Paraná, Foz do Iguaçu tem um potencial turístico e de lazer que ainda não foi explorado adequadamente. Paulo propõe o início imediato do Parque Linear do Rio Paraná, integrando o trajeto até o Marco das Três Fronteiras com áreas de lazer, paisagismo, uma via gastronômica e até uma concha acústica para eventos culturais.

Polo de Tecnologia e Conhecimento
Por fim, o candidato destaca o papel das universidades na transformação de Foz em um centro de inovação e tecnologia. A Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), com mais de 7 mil alunos de diversos países da América Latina, é um ativo importante para a cidade. Paulo propõe a criação de convênios com instituições de ensino superior e com o Itaipu Parque Tecnológico, visando transformar Foz em um polo de tecnologia e informação.


A visão de Paulo Mac Donald para Foz do Iguaçu é ambiciosa e requer uma gestão pública eficiente e conectada às demandas da população e do setor privado. Transformar a cidade em um polo de turismo, eventos e tecnologia, além de melhorar a infraestrutura urbana são os principais desafios que ele pretende vencer.

Notícias relacionadas

Últimas notícias

  • All Post
  • Uncategorized

Menu

Alguma dúvida?

Siga nas redes sociais

Propaganda Eleitoral
Prefeito: Paulo Mac Donald 11
Vice: Thiago Kodama
Coligação “VIVA FOZ DO IGUAÇU”
pp – Podemos – Agir – Mobilizar
CNPJ: 56.757.283/0001-75

Paulo Mac Donald © 2024